Orçamento Público e suas relações simbióticas

Uma grande parte das pessoas que estão infelizes no trabalho pensam se devem mudar de carreira ou não. Mas o que muitos não sabem é por onde começar e, por isso,  sentem-se como se estivessem sozinhas nesta jornada. 

Um sentimento de que errou nas escolhas, de que o tempo está passando, os outros estão evoluindo e você está parado, patinando. Não saber como sair desta situação e para onde ir, gera frustração, ansiedade, revolta e é quase impossível desligar essa “chave” na cabeça, afetando as relações, as horas fora do trabalho e outras áreas da sua vida. Parece que não há luz no fim do túnel.

O primeiro ponto a entender é que você não está sozinho nesta jornada e especialistas e pesquisadores da área tem muito foco neste tema.  A insatisfação no trabalho atinge milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Ao redor do globo, assombrosos 72% das pessoas não gostam do próprio trabalho, por alguma razão, segundo pesquisa do instituto Gallup.

No nosso país, uma pesquisa semelhante da Isma Brasil mostrou que a insatisfação na carreira atinge os mesmos 72% dos profissionais, sendo as principais causas: falta de reconhecimento (atinge 89% dos profissionais), excesso de tarefas e responsabilidades (78%) e problemas de relacionamento com pares e/ou superiores (63%).

Vida profissional ou vida pessoal?

O trabalho é onde passamos a maior parte do nosso tempo.  O local onde você desenvolve o maior número de horas de seus relacionamentos e onde investe a maior parte da sua energia. O que você faz todos os dias, transforma em quem você é e será nos próximos anos. É por isso que discordo dos termos “vida pessoal” e “vida profissional”. Existe uma coisa só. Existe VIDA. Você é uma pessoa só! 

Quando você sai do trabalho, não passa pela porta por um desmagnetizador de problemas profissionais que faz esquecer e deixar de lado todas as inquietações e frustrações do dia-a-dia, sem interferir nos momentos fora do escritório. 

Fazer o que você não gosta na maior parte do tempo da sua vida atual interfere sim na sua saúde e nos seus relacionamentos familiares, amorosos e com seus amigos. Interfere no seu bem-estar, no seu equilíbrio físico e mental e na sua disposição e energia com todas as áreas da sua vida.

Como saber quando é hora de mudar?

Um ótimo indicador para descobrir se é momento de começar a avaliar e pensar em outras opções é se você está vivendo pelas doses homeopáticas de prazer que a sexta-feira ou um feriado trazem. 

Se você está vivendo pela semana de férias anual onde vai viajar e acredita que todo seu esforço, frustração e energia serão recompensados e seus relacionamentos serão restaurados, cuidado!  É uma armadilha perigosa. 

Eu já estive por anos nessa posição e sei o quanto é doloroso e o quanto isso é prejudicial para si mesmo. As segundas-feiras eram terríveis para mim. Muitas pessoas dizem que a música do Fantástico no domingo à noite traz a frustração do final de semana. Comigo, já trazia ao ouvir a música do Globo Rural no domingo cedo!

Um segundo indicador é a estratégia do 70-30. Um trabalho ideal para você e que te traga realização na carreira, não significa que tenha 100% de coisas que você gosta e sentirá prazer em 100% do tempo. Esse número beira ao utópico, inexistente, irrealizável, e pode trazer muito ceticismo para acreditar que é sim possível ter realização na carreira, de forma saudável. 

Na prática, trabalho com meus clientes de Coaching que uma boa proporção é o 70-30: 70% do tempo fazendo coisas que gosta, que sente prazer em fazer e está utilizando suas forças e talentos na capacidade máxima. Os 30% restantes, são coisas que tem que ser feitas, tarefas de obrigação e que pode ser que você  não goste de realizá-las. 

É importante medir e ter consciência de como esta relação está para você. No meu trabalho como Coach, tenho sim atividades que não gosto de fazer, como contabilidade e banco. Mas como gestor do meu próprio negócio, são obrigações que tenho e devem ser realizadas. E nem de longe afetam o meu 70-30 e tenho sim muita realização no meu trabalho. 

O que acontece com muitos profissionais é que esta proporção está invertida. Eles estão 30-70: 30% do tempo apenas fazendo o que gostam, usando seus talentos e sentindo-se bem. Às vezes, até menos de 30%. A frustração, ansiedade e falta de realização devem-se a isso. Tive um cliente que se assustou ao perceber que apenas 20% do tempo  em seu emprego realizava atividades que traziam satisfação para ele como profissional. 

Um exercício simples é escrever por uma semana em um papel ou no celular, todas as atividades que gosta e não gosta de desempenhar no seu atual emprego. Ao longo da semana, quando se depara com uma atividade, anote do lado “Gosto” ou “Não Gosto”. Avalie, ao final da semana, se está dentro da proporção 70-30. O resultado pode te surpreender.

Qual a sua proporção?

Newsletter Contábeis

Receba notícias no seu e-mail

.fancybox-slide--iframe .fancybox-content {width : 340px; height : 500px;max-width : 80%;max-height : 80%;margin: 0;} Eric Arruda

Escrito Por

Eric Arruda

Eric Arruda atua como Coach, Treinador e Palestrante, trabalha com desenvolvimento de pessoas e carreiras. É Idealizador do Método Ir que impactou milhares de pessoas a encontrarem seus caminhos profissionais e estarem alinhadas com o que querem para suas vidas.    É também criador e treinador da Especialização em Sabotadores, da Formação em Análise de Perfil Comportamental e Formação de Coaching, de Carreira e Empresas. É certificado Master Coach, Master Coach de Carreira e Coach Criacional, tem 5 certificações nacionais e internacionais em Análise de Perfil Comportamental, certificação em Coaching Executivo, PNL e Autossabotagem.   Foi Coach voluntário na Comunidade Terapêutica Reviver, ajudando pessoas em recuperação a reconstruírem suas histórias e faz palestras voluntárias em escolas, ajudando jovens nas escolhas de suas carreiras profissionais. Desde 2017 é membro do Conselho do Instituto o Bem Nunca Para, ONG que distribui cestas básicas no Brasil todo e faz processos de coaching com as famílias para que possam sair das situações de risco alimentar. Engenheiro Mecânico pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), tem experiência na indústria (AmBev), área comercial e startups (Franklin Fueling) e como Consultor de Recrutamento de executivos (HAYS).

ver perfil enviar mensagem mais matérias envie uma notícia VER COMENTÁRIOS !function (e, f, u) { e.async = 1; e.src = u; f.parentNode.insertBefore(e, f); }(document.createElement('script'), document.getElementsByTagName('script')[0], '//widgets.outbrain.com/outbrain.js'); var editoriaSlug = "carreira"; dataLayer.push({'pageCategory': 'carreira'}); Conteúdo Notícias Artigos Videos Termos Contábeis Regras Anuncie Conosco Contato Fórum Sobre o Portal Contábeis Contabilidade Tributos Federais Departamento Pessoal e RH Legalização de Empresas Tributos Estaduais/Municipais Assuntos Acadêmicos   Contabilidade Pública Tecnologia Contábil Auditoria e Perícia Arquivo Morto Ferramentas Simples Nacional Anexos do Super Simples NFe DANFE/CTe DACTE SIGA

RSS

Gostou do Portal Contábeis? ANUNCIE CONOSCO {showPane:false, bgC:'#e2e2e2', isPartner:true, partnerLabel:'Economia'}

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

contabeisLoad.load();

  • 16/04/2021 Resultado do sorteio da Nota Premiada é prorrogado para o dia 26
  • 15/04/2021 AGE avança na implantação do programa de gestão de riscos do Estado
  • 14/04/2021 Placas de final 3 e 4 têm desconto de 5% no IPVA até este mês
  • 12/04/2021 Aplicativo Preço da Hora Bahia completa um ano com 430 mil usuários
  • 09/04/2021 Compras até 31 de maio valem para prêmio de R$ 1 milhão da Nota Premiada
  • 07/04/2021 Bahia faz depósito de R$ 250 mi em Fundo da ponte Salvador/Itaparica
  • ..

  • Receita comenta nesta quinta-feira (1º/10), às 11 horas, o resultado da arrecadação de agosto de 2020
  • IRPF/2020: Quinto lote de restituições será pago nesta quarta-feira
  • Receita Federal alerta que o prazo de entrega das Declarações de ITR 2020 encerra-se AMANHÃ
  • Receita Federal apreende 890 kg de cocaína no Porto de Santos
  • Operação conjunta Receita Federal e Polícia Federal apreende 254 kg cocaína no Porto de Paranaguá
  • Receita Federal apreende uma tonelada em produtos importados em Porto Alegre/RS
  • ..

    ..

  • Press Clipping FENACON
  • Novidades no App eSocial Doméstico
  • Primeira reunião administrativa de 2021
  • O que esperar das mudanças na profissão contábil?
  • Impacto da LGPD na Contabilidade
  • Novo salário mínimo 2021: veja como registrar o reajuste no eSocial
  • ..

  • Lançamento do Curso Educação Previdenciária para Profissionais da Educação
  • Agências do INSS nas regiões Norte e Centro-Oeste voltam a atender normalmente com agendamento
  • PREVBarco: Saiba quais municípios do Pará são atendidos em abril
  • Agências do INSS não abrem nesta quinta-feira (1°)
  • Lei autoriza concessão de benefício por incapacidade por meio de análise documental
  • INSS informa a reabertura de agências no Norte e Centro-Oeste e a suspensão de atendimento presencial em São Paulo e Rio
  • ..

  • Onde classificar imóveis numa empresa?
  • A estrutura de recuperação da economia brasileira em 2021
  • Supermercados: Crédito Insumos e bens do ativo imobilizado
  • Orçamento Público e suas relações simbióticas
  • Sepultamento ou salvação de micro e pequenas empresas nas mãos dos secretários da fazenda e ministro da economia
  • Como criar um planejamento tributário lícito e estratégico
  • ..
    NOTÍCIAS

    FOTOS




    ALGUNS DOS NOSSOS CLIENTES...

    Conheça nossa Equipe

    • VANIA ALVES DA SILVA
    • LORENA DA SILVA SANTOS
    • Elielson Oliveira Silva
    • NOEMIA OLIVEIRA DA SILVA

    INFORMAÇÕES



    COMO CHEGAR
    Veja mais...

    Visitas (215623), Online agora (5)
    Astecol Assessoria Contábil LTDA
    Praça Austricliano de Carvalho nº 50 - Centro
    Senhor do Bonfim, BA, CEP: 44790-000 - (74) 3541.3507/3794

    WebMaster e Design: Isomi Luiz da Silva