Data de Publicação: 13-09-2019
12/09/2019 Operação Avati é deflagrada na Bahia, Alagoas, Goiás e Rio Grande do SulLocalizada no municÃpio de Caetité, Sudoeste baiano, a Associação Deus Acampado, conhecida como Casarão, aumentou em 800% o número de apoiadores na campanha Nota Premiada Bahia após ação de engajamento entre os conterrâneos, realizada durante a festa de Nossa Senhora Santana. Antes da festa, eram apenas 45 pessoas compartilhando suas notas fiscais com a instituição, inscrita no final do ano passado no programa Sua Nota é um Show de Solidariedade. Após quatro dias de mobilização, o número subiu para 407. Muitas instituições de pequeno e médio portes vêm adotando estratégias similares, com bons resultados.
A Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC) de Feira de Santana, teve o número de apoiadores ampliado de 205 em janeiro para 651 nos últimos sete meses, num incremento de 217%, após intensificar campanha de captação de apoiadores. Já a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna saiu de 3.500 apoiadores cadastrados em janeiro para 5.353 em julho, um aumento de cerca de 50%. O desafio é alcançar cada vez mais pessoas cadastradas junto ao programa, e, consequentemente, notas eletrônicas que, ao serem associadas ao CPF dos participantes, revertem-se em pontos e recursos financeiros para as entidades apoiadas. O esforço compensa: de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), responsável pela Nota Premiada Bahia, a campanha já distribuiu desde o ano passado R$ 16,9 milhões em recursos para as filantrópicas credenciadas no programa Sua Nota é um Show de Solidariedade em todo o Estado. Atualmente, são 528 entidades ativas no cadastro. Com a associação entre o programa e a Nota Premiada, os participantes, além de doar suas notas à s entidades, concorrem a dez prêmios mensais de R$ 100 mil cada, e a prêmios especiais de R$ 1 milhão. ?As entidades estão se mobilizando, ampliando o número de pessoas cadastradas e conquistando apoio em todo o Estado, sem restrições territoriais e financeiras, o que é especialmente benéfico para as instituições de pequeno e médio portes?, ressalta o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária da Sefaz-Ba, Félix Mascarenhas. Festa da padroeira As iniciativas de mobilização entre as instituições assumem formatos variados, incluindo campanhas via WhatsApp e redes sociais, distribuição de cartazes e folhetos em pontos comerciais, promoção de eventos e montagem de estandes para cadastramento das pessoas no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br. Para potencializar os resultados obtidos com as campanhas de comunicação, as instituições têm realizado ações de cadastramento em feiras filantrópicas e festas populares. Quem adotou a dobradinha associando comunicação e evento comemora os resultados satisfatórios. ?Montamos um estande na praça durante a festa de Santana e, com cartazes e folhetos, convidávamos as pessoas a compreenderem como funciona a Nota Premiada Bahia e a se cadastrarem, dando a elas a prerrogativa de escolher a instituição que quisessem apoiar, tanto na área de saúde, quanto na social, da qual fazemos parte?, explicou a coordenadora do Casarão de Caetité, Helena Alves. Ela explica que, com os recursos oriundos da campanha a partir do impulso obtido na festa da padroeira, pretende ampliar a assistência aos internos, melhorando a estrutura e a administração do Casarão, que sobrevive à base de doações da comunidade. A instituição reúne 28 internos residentes fixos e se orgulha de já ter conseguido localizar e encaminhar, para familiares em todo o paÃs, mais de uma dezena de pessoas consideradas desaparecidas. Os internos são do sexo masculino, com idades entre 28 e 67 anos. A instituição ainda busca recursos para construir a ala feminina. De acordo com a administradora da Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC) de Feira de Santana, Elia Cristina Souza Borges, a entidade vem atuando de forma ativa na atração de apoiadores. ?Todas as pessoas que chegam à casa em busca de apoio recebem informações sobre a campanha e, se aceitarem, fazemos o cadastro no nosso próprio balcão de atendimento?, explica. Além desta iniciativa de cadastramento in-loco, a AAPC também divulgou a campanha no Instagram e já projeta um estande nos shoppings da cidade. A AAPC acolhe, alimenta e fornece transporte aos pacientes com câncer provenientes de vários municÃpios baianos que fazem tratamento no Hospital Estadual da Criança (HAC), no Hospital Dom Pedro e na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). A instituição, que recebe pessoas, no trajeto até os hospitais. Na mesma linha, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna credita o aumento no número de apoiadores à realização de campanha de divulgação e montagem de estandes para cadastramento nos bairros. A instituição promoveu, nos últimos meses, sete feiras de saúde, denominadas Santa Casa nos Bairros, nas quais há sempre um computador com acesso à internet para o cadastramento na Nota Premiada Bahia. De acordo com o provedor da Santa Casa de Itabuna, Eric Júnior, a entidade ainda promoveu um chamamento via rádios e campanha em redes sociais. A Santa Casa administra dois hospitais de alta complexidade no municÃpio: o Manoel Novaes, voltado ao atendimento infantil, e o Calixto Midlej Filho, para adultos. ?Mostramos os nossos serviços e as nossas dificuldades como instituição filantrópica e buscamos fazer com que o público abrace a nossa causa. Por isso, estamos mobilizando o nosso público para que se cadastrem no Nota Premiada Bahia e sigam ajudando a nossa instituição", informou. Urna virtual Com a criação, em dezembro de 2017, da Nota Premiada Bahia, que apoia as instituições cadastradas no programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, ficou bem mais fácil o compartilhamento das notas fiscais. A informatização do processo de compartilhamento de notas, que passa a considerar como válidas as notas fiscais eletrônicas emitidas com CPF, vem permitindo à s filantrópicas maior agilidade na captação de apoio. As instituições, entretanto, precisam estar em dia com suas certidões junto ao FGTS e ao INSS, como determina a legislação, para fazerem jus à premiação nesta nova etapa do Sua Nota é um Show de Solidariedade. Na modalidade atual, não é necessário mais reunir cupons de papel depositados em urnas de cada instituição instaladas nos estabelecimentos comerciais. O compartilhamento on-line, de acordo com a Sefaz-Ba, democratizou o processo. Cada instituição passou a ter a sua própria urna digital, inteiramente online. Isso é especialmente benéfico para as pequenas instituições, que podem ser apoiadas por pessoas de todo o Estado. Outra vantagem é a possibilidade de ações em parceria entre as instituições participantes. Quando o participante escolhe duas instituições para apoiar ? uma na área social e outra na de saúde -, cada compra registrada vale duplamente: as entidades ganham a mesma pontuação a cada nota. Como consultar Para consultar as instituições participantes, o cidadão precisa acessar o site da Nota Premiada Bahia, no endereço www.notapremiadabahia.ba.gov.br. Na opção ?Quem participa? => ?Instituições? está disponÃvel a lista completa de entidades cadastradas. A busca pelas instituições pode ser filtrada por etapa do programa Sua Nota é Um Show de Solidariedade (atualmente o programa está na 5ª etapa), por área (se social ou de saúde), por municÃpio ou buscando pelo nome da instituição. Outra forma de consultar as instituições cadastradas é acessando o site da Sefaz-Ba, na opção ?Educação Fiscal? e clicando no banner ?Sua Nota é um Show de Solidariedade?.
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